Galerias Comunitárias
Os alunos do 1º Ciclo da nossa valência de CATL participam desde 2020 no projeto "Galerias Comunitárias" que envolve crianças e jovens em risco de exclusão social para ajudarem a conceber e a realizar programas criativos de desenvolvimento cultural e comunitário de 10 bairros sociais do Porto, no nosso caso - nas Fontaínhas.
O projeto pretende contribuir para a promoção da inclusão social e do exercício de uma cidadania ativa e plena, aumentando a autoestima e diminuindo a exclusão social e os comportamentos de risco.
Assim, o Projeto "Galerias Comunitárias", desenvolve em 10 Bairros Sociais do Porto, ateliês/formação de artes dirigidos a jovens moradores de Bairros Sociais. Pretendemos com este projeto criar 10 galerias comunitárias (espaços expositivos) em 10 bairros. Para além dos ateliês semanais, foram desenvolvidos 10 workshops temáticos idealizados pelo Curador/Responsável artístico (Albuquerque Mendes) que convidou artistas e outros profissionais das artes para realização dos mesmos. Foram realizadas visitas guiadas/estudo a exposições e espaços expositivos (galerias, museus, ateliers, etc). Após o segundo ano de trabalho, foram inauguradas 10 exposições, nas 10 galerias comunitárias criadas. As galerias passaram a ter uma programação de 3 eventos por ano, após o primeiro ano do projeto (Exposições, happenings, conversas temáticas, etc.). Foi criado um roteiro das 10 Galerias Comunitárias, onde consta o conceito, os objetivos do projeto, e a localização das Galerias Comunitárias. No decorrer do 3º ano, para além do desenvolvimento dos ateliês referidos, foi realizada uma obra de arte pública para cada Bairro com a colaboração de 10 artistas convidados e a participação dos moradores, num trabalho que durou até uma semana a conceber/realizar.
A necessidade de formar e fornecer competências aos jovens é fundamental para que as Galerias Comunitárias/Espaços expositivos, sejam mantidas e as atividades programadas.
Os jovens foram assim os administradores de arte pública e produtores culturais e atores importantes na criação, na gestão e na programação das Galerias Comunitárias.
No projeto "Galerias Comunitárias", tão importante quanto o espaço, a obra de arte ou evento é o processo pelo qual ele é criado.
No futuro e com a criação do Roteiro das Galerias Comunitárias e o funcionamento pleno destas, pretendem-se que os visitantes dos espaços sejam também pessoas que não são moradores e que visitam estas galerias implantadas e dinamizadas nos bairros sociais, que em última análise poderá impulsionar o espírito e autoimagem da comunidade/bairro. Por último e para assegurar o futuro do projeto, os jovens deverão criar estratégias, que permitirá, a venda de produtos e desenvolvimento de atividades de produção de artística que poderão ser uma fonte de financiamento.
O projeto "Galerias Comunitárias" desenvolvido entre maio de 2021 e maio 2023, teve como investidores sociais a Domus Social, empresa municipal da Câmara Municipal do Porto e a Fundação Belmiro de Azevedo, sendo o restante financiamento assegurado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no âmbito do instrumento de financiamento gerido pela Portugal Inovação Social.